Como empreendedor, você deve saber a importância de ter bons planos de vendas. Por isso, a utilização de ferramentas e estratégias para melhorar esses números é essencial — e o investimento em produtos sazonais pode ser interessante para o seu negócio.
Muito além de promover o aumento nas vendas, eles possibilitam que a empresa alcance novos públicos e se destaque em meio à concorrência. Dessa forma, o faturamento e os lucros da operação podem ser melhores.
Neste artigo, você entenderá como os produtos sazonais podem ser usados no planejamento de vendas. Vamos lá?
Um produto sazonal é aquele relacionado à estação ou período do ano. Assim, o mercado consumidor e as empresas se movimentam conforme a disponibilidade dele. Por exemplo, roupas frescas e com tecido mais fino são mais buscadas no verão do que as peças feitas de lã.
A sazonalidade ditará o que pode chamar mais atenção do público. Dessa forma, as empresas podem explorar os produtos durante esses períodos para despertar o interesse dos clientes e aumentar suas vendas.
Além do mercado de moda, os produtos sazonais podem ser úteis em diversos segmentos. Entre eles estão a venda de alimentos como frutas específicas da estação e alimentos específicos de certas datas comemorativas, como ovos de Páscoa ou aves de Natal.
Também estão na sazonalidade as lojas de brinquedos que têm o seu ponto alto em datas comemorativas, como Dia das Crianças. Ou seja, cada tipo de produto pode performar melhor em determinada época.
Após conhecer o conceito de produtos sazonais, vale saber que eles podem ser uma boa oportunidade para incrementar as vendas do seu negócio. Os consumidores, sejam eles clientes fixos ou não, são frequentemente guiados por novidades, exclusividade e senso de urgência.
Assim, oferecer uma seleção de produtos que fuja do que já é oferecido normalmente no seu negócio pode ser interessante. Ao aproveitar a sazonalidade, há chances de disponibilizar alternativas variadas e que ajudam a expandir seu portfólio de soluções.
A estratégia pode ser eficiente para gerar um diferencial competitivo para sua empresa. Afinal, o movimento pode atrair novos clientes e causar um impacto positivo para a sua marca.
Os produtos sazonais também podem chamar a atenção para outras mercadorias na loja física ou online. Isso porque o cliente pode entrar em busca de um item específico e acabar levando outros itens em uma mesma compra a partir de ofertas específicas que aproveitem o potencial da sazonalidade.
Apresentar novidades costuma ser um bom mecanismo de atração de clientes, mas é necessário estar atento aos aspectos que podem dificultar a venda de produtos sazonais. Nesse sentido, um dos desafios costuma ser projetar a quantidade que você poderá vender naquele período.
Afinal, não adianta apenas comprar esses produtos específicos em uma quantidade elevada imaginando que todos serão vendidos. Ao investir de forma desordenada, comprometendo boa parte do seu capital, o estoque pode ficar acumulado e gerar prejuízos.
Lembre-se de que, como os itens são atrelados ao período específico, existe a chance de a empresa encontrar dificuldades para negociá-los no futuro. Como consequência, é mais provável que a empresa tenha perdas.
Outra dificuldade para vender produtos sazonais envolve se diferenciar do seu concorrente. Como as demais empresas do setor também podem buscar aproveitar essas épocas, é necessário encontrar meios para se destacar e atrair o público.
Até aqui, você entendeu mais sobre os produtos sazonais e como eles ajudam nas vendas da empresa. Agora, chegou o momento de aprender como incluí-los de maneira eficiente na estratégia.
Confira as principais dicas!
A escolha do produto certo está entre os fatores determinantes para a empresa conseguir vender mais durante o período. Portanto, a decisão deve ser tomada tendo como base o segmento da empresa, o volume que pode ser investido nos produtos e o alinhamento com a data selecionada.
Por exemplo, um consumidor que precisa comprar presentes de Dia das Crianças provavelmente não estará propenso a adquirir barbeadores ou botas masculinas, por exemplo. Logo, uma loja deverá focar em produtos relacionados à data específica, garantindo relevância para os clientes.
O próximo passo é fazer pesquisas no mercado para conhecê-lo melhor. Isso envolve entender a movimentação da concorrência nesses períodos e quais são os interesses do público consumidor.
Nessa etapa de busca, também é indicado escolher o melhor fornecedor, considerando o custo-benefício da transação. Vale considerar o volume de compra, condições de descontos e meios de pagamento.
Como é preciso ter capital de giro, avalie as finanças da empresa e, se necessário, busque soluções de crédito para ajudar a adquirir os produtos e impulsionar as campanhas.
Ter um calendário com as principais datas comemorativas que podem influenciar nas vendas do seu negócio é essencial. Esse mapa de dias importantes ajudará a não perder nenhuma celebração importante.
Para tanto, vale recorrer às agendas em aplicativos, marcando lembretes com antecedência para se programar para as datas corretamente. Entre as atividades do planejamento, vale a pena pensar em uma estratégia de vendas específica para cada data e criar projeções de vendas.
Os produtos sazonais bem selecionados já costumam atrair os clientes. Entretanto, é possível ser mais incisivo na hora de encantar o consumidor. Com a criação de campanhas e promoções especiais para esses itens, a oferta pode se tornar ainda mais atrativa.
Por exemplo, você pode pensar em montar kits com descontos e aproveitar a data para vender outros produtos não sazonais — aumentando as conversões da empresa. Logo, a estratégia permite conquistar e fidelizar o cliente.
Ao deixar o seu estabelecimento com uma decoração especial para o período comemorativo, ele se torna mais atrativo para o consumidor. Afinal, um espaço diferente, por si só, já é capaz de chamar atenção do público.
Você pode montar um ambiente com um espaço especial para os clientes tirarem fotos e compartilharem nas redes sociais, por exemplo. Nesse caso, há chances de conseguir uma divulgação gratuita e que pode ser facilmente disseminada na internet, atraindo mais pessoas.
Ao seguir as dicas apresentadas, é possível aproveitar ao máximo os produtos sazonais para aumentar as vendas e criar um relacionamento mais forte com seus clientes. Nesse caso, é preciso ter um bom planejamento para colocar as estratégias desejadas em prática.
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