Muitos empreendedores acreditam que a venda é o momento mais importante para o negócio. Porém é no pós-venda que há mais perspectivas e onde estão as oportunidades de estreitar o relacionamento com o cliente. Nessa etapa, os consumidores podem ser fidelizados e ainda virar promotores da marca.
Assim, há exemplos de estratégias de pós-venda que fazem com que o cliente vire um comprador recorrente e resulte em maior rentabilidade ao negócio. Por conta disso, é essencial pensar na jornada que o consumidor percorre não somente antes, mas depois de finalizar a compra.
Quer conferir 8 estratégias de pós-venda para colocar em prática e valorizar o cliente? Então continue a leitura do artigo e descubra!
Independentemente das estratégias utilizadas no seu negócio, o atendimento ao consumidor precisa seguir boas práticas. O principal exemplo é atender de forma humanizada e o mais personalizada possível. Isso faz com que o cliente se sinta acolhido, já que cada pessoa possui dúvidas e desejos diferentes.
Então vale a pena adequar sua comunicação para cada situação. Na hora de interagir com o cliente, considere as particularidades dele e busque atender suas necessidades específicas. Para tanto, vale chamá-lo pelo nome e tratá-lo com educação e cordialidade.
Também é fundamental treinar os funcionários para que eles se comuniquem adequadamente. Com orientações básicas, os clientes percebem a atenção e o atendimento de qualidade. Quanto mais esse relacionamento for fortificado, mais o consumidor estará propenso a voltar a fazer negócio.
Os programas de fidelidade são exemplos interessantes para reter clientes no pós-vendas. Com as recompensas certas, eles se sentem estimulados a recomprar. Por exemplo, você pode criar um sistema de acúmulo de pontos que podem ser convertidos em brindes ou descontos em outras compras.
Também é possível adotar o cashback — uma forma de devolver uma porcentagem do dinheiro da compra para o consumidor fazer novas aquisições na empresa. Ele incentiva novos negócios, pois proporciona descontos.
Outra possibilidade é criar grupos exclusivos. Com eles, você movimenta promoções para um grupo de pessoas que é mais ativo no relacionamento com a empresa, fazendo-o se sentir especial.
A comunicação constante nos canais mais usados pelos seus clientes pode fazer a diferença no pós-venda. Isso pode ser feito via e-mail, redes sociais, WhatsApp ou ligação. O importante é oferecer suporte em plataformas nas quais eles se sintam confortáveis para conversar.
Ainda, é preciso utilizar esses canais de forma adequada. Por exemplo, as redes sociais como Instagram, podem ser meios para chegar ao público mais jovem, enquanto o WhatsApp é mais democrático e permite conversas mais personalizadas.
No pós-venda, esses canais permitem encontrar os clientes, receber feedbacks e manter contato buscando novas oportunidades de venda.
Outra técnica de pós-venda que pode ajudar na fidelização de clientes são as pesquisas de satisfação. Elas permitem colher feedbacks e conhecer melhor os clientes. Com perguntas estratégicas, as respostas podem auxiliar o marketing e alavancar as vendas.
Portanto, faça um questionário simples e de rápida execução (questionários longos dificilmente serão respondidos) para chegar ao maior número de clientes. Com uma pesquisa assertiva e objetiva, será mais fácil analisar qual é a visão do consumidor sobre a marca.
A partir dos resultados, a empresa pode identificar possibilidades de melhoria, seja em atendimento, entrega ou produtos. Esse pode ser um diferencial que possibilita aprimorar o trabalho, conforme as necessidades dos clientes.
O suporte ao cliente tem papel fundamental no pós-venda e é um exemplo de como se destacar para fidelizar o público. Lembre-se de que o cliente pode ter dúvidas ou dificuldades ao utilizar o produto. Outra possibilidade é ele identificar defeitos.
Em qualquer situação, o consumidor buscará o suporte e a postura da empresa faz diferença nos resultados. Quanto mais a empresa estiver disponível e mais facilmente ela solucionar a questão, maior a probabilidade de fidelização e retorno.
Entre os exemplos de técnicas de pós-venda está a produção de conteúdo personalizado. Materiais produzidos e divulgados para o público-alvo da empresa. No geral, esses conteúdos são educacionais e englobam o assunto principal da marca de maneira útil para o cotidiano do cliente.
Eles podem ser e-books, vídeos, lives, blogpost ou até posts em rede social. Logo, quando são bem produzidos, os materiais promovem a autoridade da marca. Eles também fortalecem o engajamento e o relacionamento com os clientes, que são fatores que contribuem para a fidelização.
Por exemplo, se o seu negócio for de venda de café, é possível criar conteúdos que expliquem como preparar o grão adquirido pelo cliente ou receitas para incorporar a bebida. Porém, em qualquer caso, os conteúdos devem ser de alta qualidade para o nicho de atuação da sua empresa.
Mais uma maneira de fidelizar a partir do pós-vendas é criar iniciativas relacionadas ao marketing de recomendação. Com ele, você consegue prospectar novos clientes pela recomendação de quem já é consumidor, alavancando sua base de contatos.
De modo geral, o programa funciona assim: o cliente indica a empresa para um amigo e, quando ele efetua a venda, os dois recebem uma recompensa. Isso estimula as indicações e permite que novas pessoas conheçam o negócio.
A coleta de dados é essencial para você saber qual é o seu tipo de público. Assim, é possível desenvolver abordagens mais precisas, inclusive na criação de conteúdos online e marketing. Quanto mais você souber sobre os seus clientes, mais fácil será traçar estratégias efetivas.
Para aplicar essa dica, mantenha uma ficha de cadastro de cada cliente e busque informações sobre o perfil de consumo e seu estilo de vida. Registrar os dados também é fundamental para criar um histórico de contato e preferências de cada consumidor.
Com estratégias criadas a partir dos dados, as abordagens podem ser mais personalizadas, ajudando a criar proximidade, fortalecer o relacionamento e fidelizar o público. Para essa estratégia, é interessante pensar ferramentas de automação que possam te auxiliar na coleta, armazenamento e gestão desses dados.
Após conferir os 8 exemplos de pós-venda, você está apto a criar estratégias que fidelizem seus clientes. Portanto, o foco deve estar em marcar presença na vida dos consumidores, conhecê-los bem e oferecer o que eles necessitam. Assim, a probabilidade de realizar novas vendas é muito maior.
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