Independentemente do porte, todo o negócio necessita de dinheiro para o seu desenvolvimento, seja para investimentos ou para capital de giro, por exemplo. Nesse sentido, você sabe o que é microcrédito e como você pode utilizá-lo no seu negócio?
Essa linha de crédito é ideal para as empresas menores, que costumam ter dificuldade para contratar empréstimos e financiamentos. Assim, é importante entender o que é e como essa modalidade pode ser útil para você.
A seguir, confira o que é o microcrédito e descubra como ele pode ajudar o seu negócio a crescer e se consolidar!
O microcrédito é um empréstimo voltado para os micro e pequenos negócios. Dessa forma, essas empresas podem obter o capital à vista necessário para o seu crescimento e pagá-lo parceladamente, com incidência de juros e taxas.
Da mesma forma que em outras linhas de crédito, o microcrédito pode ser utilizado para compra de maquinário, contratação de funcionários, abastecimento de suprimentos etc. O que o difere do empréstimo convencional para grandes empresas é que ele apresenta características que se alinham melhor às necessidades dos negócios menores.
Por exemplo, é possível ter condições diferenciadas em relação ao valor do crédito, juros, taxas e prazos. Com isso, o microcrédito aumenta o acesso das micro e pequenas empresas aos recursos financeiros, ajudando a fomentar o empreendedorismo brasileiro, inclusive de empreendedores informais.
Agora que você já sabe o que é o microcrédito, é possível que queira saber como esse tipo de crédito pode ajudar o seu negócio. Para começar, como você viu, ele pode ser usado para investimentos ou capital de giro.
Desse modo, ele é capaz de viabilizar os projetos da sua empresa, sem a necessidade de esperar longos períodos para juntar o dinheiro e, então, executar o planejamento. Consequentemente, o seu negócio pode começar a crescer e gerar mais receita, até mesmo para pagar o parcelamento do próprio microcrédito.
Além disso, o microcrédito pode ser utilizado para melhorar a gestão financeira do seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa tem dívidas, pode ser interessante trocar os juros altos delas pelas taxas mais baixas do microcrédito.
Outro fator relevante é a melhora na negociação com fornecedores. Afinal, com dinheiro à vista, é possível encontrar melhores condições nos preços dos insumos, o que reduz o seu custo e pode ampliar a sua margem de lucro.
Por fim, o microcrédito também pode ser usado para aproveitar oportunidades de negócios. Imagine que um cliente queira fazer uma grande encomenda, mas você não tem o material e a mão de obra suficientes para produzir o pedido.
Com essa linha de crédito, você pode ter o dinheiro para comprar os insumos e contratar colaboradores para entregar a demanda desse cliente.
Você acabou de entender como o microcrédito pode ajudar o seu negócio. Mas, além disso, é preciso conhecer as vantagens dessa linha de crédito.
A seguir, conheça os benefícios do microcrédito!
Enquanto determinadas linhas de crédito solicitam imóveis e automóveis como garantias de pagamento, o microcrédito não faz esse tipo de exigência. Na prática, a instituição costuma pedir um avalista, no caso do crédito individual, ou o aval solidário para empréstimos em grupo.
Dessa maneira, você não precisa dispor de bens empresariais ou pessoais para conseguir o capital necessário para o crescimento do seu negócio.
O microcrédito é assistido por um responsável da instituição financeira, que orientará o empreendedor sobre as estratégias para o crescimento do negócio. Desse modo, ele contribui ainda mais para o desenvolvimento empresarial.
Como você viu, as condições de pagamento do microcrédito podem ser adequadas às diferentes necessidades do negócio. Assim, ele pode apresentar taxas mais acessíveis e parcelas crescentes, conforme a capacidade de pagamento da empresa. Logo, você pode ter mais fôlego financeiro para quitar o empréstimo.
Por conta das suas características, que incluem um limite menor, esse tipo de empréstimo tem um processo mais simples e menos burocrático. Então o microcrédito costuma ser a melhor opção para o empreendedor que precisa de dinheiro mais rápido.
Ao entender mais sobre o microcrédito, é possível que você tenha interesse em pegar esse tipo de empréstimo para o seu negócio. Mas como dar o primeiro passo para levantar esse capital? Para começar, é necessário entender alguns pontos relevantes.
O primeiro deles é analisar a real necessidade do seu negócio para, então, saber qual é o valor a ser solicitado à instituição. Para isso, você pode avaliar o caixa da empresa para entender se há dívidas atrasadas, se haverá receita para cobrir a compra de insumos ou quanto custará a expansão do negócio.
A partir de análises completas das finanças atuais e futuras, você pode solicitar a quantia exata para não faltar dinheiro para realizar o objetivo desejado, enquanto evita pagar juros sem necessidade.
Outro cuidado relevante é avaliar a sua capacidade de pagamento. Embora a própria financeira realize essa análise de crédito, é essencial que você tenha a segurança de conseguir arcar com as parcelas.
Tenha em mente que as dívidas em atraso dificultam a tomada de novos empréstimos, o que pode limitar o crescimento futuro da sua empresa. Logo, assumir um compromisso superior à sua capacidade de pagamento pode gerar mais dificuldades no futuro.
Por fim, para pegar um microcrédito é fundamental escolher uma instituição financeira de confiança e competência. Isso porque essa linha de crédito inclui a orientação para a utilização do capital levantado.
Desse modo, é importante que a instituição tenha profissionais capacitados e um atendimento acessível ao empreendedor. Esse é o caso da Finsol, que é uma entidade que opera microcrédito com objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico do país.
Para tanto, trabalhamos produtos financeiros para microempreendedores e pequenas empresas, de maneira fácil, ágil e sem burocracia.
Neste post, você descobriu o que é o microcrédito e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócio. Agora, vale a pena avaliar se essa alternativa de crédito é adequada para levantar o capital necessário ao desenvolvimento do seu negócio.
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