O reconhecimento profissional feminino tem sido um longo caminho trilhado no decorrer das décadas. Com isso, é possível perceber que os esforços têm surtido efeito, com a presença mais acentuada de mulheres no mercado de trabalho — tanto no Brasil quanto em outros países.
Em posições de liderança, elas atuam muitas vezes como empreendedoras, e se tornam fonte de inspiração para outras mulheres. Mas, em alguns setores, a presença feminina é mais forte do que em outros.
Continue acompanhando este artigo para conhecer os panoramas desses diferentes setores, que possuem a presença mais acentuada das mulheres no mercado de trabalho.
Confira!
O número de empreendedoras vem crescendo no Brasil e, segundo levantamento do Sebrae, em 2022, cerca de 10,3 milhões de mulheres brasileiras estavam empreendendo. Esse foi o maior número alcançado desde 2016.
Entretanto, essas mulheres enfrentam desafios. Na prática, 9 a cada 10 delas administram seus negócios sozinhas. Ou seja, elas não costumam receber ajuda e poucas têm funcionários, podendo acabar sobrecarregadas pelo trabalho. Ainda, muitas delas sentem dificuldades de conciliar o trabalho com a vida pessoal.
Quanto ao desenvolvimento dos seus negócios, as mulheres podem encontrar dificuldades ao lidar com a burocracia. Além disso, o sistema tributário brasileiro é complexo e cobra impostos elevados, sendo mais um obstáculo a se vencer para alcançar o sucesso.
No entanto, mesmo diante das dificuldades, as mulheres que optam por empreender quando entram no mercado de trabalho conquistam independência e novas habilidades. Por exemplo, capacidade de negociação, aptidão para liderar e eficiência em gerir o tempo.
A indústria da moda se destaca como um dos setores que mais empregam mulheres no Brasil e no mundo. A presença feminina abrange áreas como o planejamento, a confecção e a comercialização de produtos.
Geralmente, elas desempenham funções como funcionárias contratadas de empresas. Mas uma tendência notável do setor é o aumento da contratação de mulheres para ocuparem cargos de CEO (diretoras executivas) em grandes marcas.
Esse movimento indica uma transformação cultural, que reflete maior confiança das pessoas nas habilidades de gestão e liderança das mulheres. Além de conquistarem seu espaço no âmbito corporativo, como parte de uma equipe, há aquelas que estão trilhando caminhos independentes.
Elas atuam como autônomas ou pequenas empresárias, assumindo a responsabilidade por todas as etapas do processo do setor. Ou seja, essas mulheres coordenam desde a concepção da ideia até a distribuição dos produtos prontos no mercado.
A diversidade de papéis desempenhados por mulheres da moda evidencia a presença significativa delas no setor. Esse é mais um aspecto que coloca em evidência a atuação de destaque delas como gestoras, empreendedoras e profissionais independentes.
A moda frequentemente é associada à presença feminina, mas as mulheres também têm um vínculo forte com o setor educacional. Houve um tempo em que era mais comum a atuação de homens no segmento, mas é possível perceber que atualmente predominam as professoras nas instituições de ensino brasileiras.
Além disso, atualmente, a maior parte das pessoas que cursam ensino superior são mulheres — e elas já são maioria na pós-graduação. O cenário demonstra que a tendência é o aumento da presença feminina na vida acadêmica, seja aprendendo, seja ensinando.
Contudo, as mulheres ainda são a minoria lecionando no ensino superior — enquanto são maioria na educação infantil. Esse dado pode mostrar certa resistência social em aceitar que elas ocupem posições não relacionadas ao cuidado e à sensibilidade.
Outro setor muito importante para toda a sociedade e que possui presença feminina forte é o da saúde. Entretanto, as mulheres encontram mais desafios nele em relação à igualdade de gênero salarial, e enfrentam dificuldades relevantes para ocupar cargos de gestão e assumir posições de liderança.
Outro dos obstáculos enfrentados por profissionais da área é a limitação em sua autonomia. Isso porque, muitas vezes, elas não conseguem exercer suas funções de forma independente, passando por supervisão constante.
Além das dificuldades apontadas, as mulheres da área da saúde enfrentam a divisão desigual de jornadas de trabalho, levando à sobrecarga. Dessa forma, há ainda muitos obstáculos a se ultrapassar.
Entretanto, é válido frisar que, quanto mais qualificadas são as mulheres, menores são as diferenças. Esse aspecto mostra a importância da busca constante por conhecimento.
A presença das mulheres na saúde é grande, mas é ainda maior no setor de beleza e estética. Muitas delas estão trabalhando em regime celetista (mediante assinatura da carteira de trabalho). Mas há também aquelas que empreendem na área, por exemplo, abrindo suas próprias lojas, salões de beleza ou clínicas de estética.
Nesse mercado, é possível encontrar mais mulheres em posição de gestão e na composição da equipe. O setor é atraente principalmente devido às muitas opções de nichos em que se pode trabalhar, como cabelo, maquiagem e higiene pessoal.
Na área também há segmentos considerados mais complexos, como a de procedimentos — invasivos ou não — relacionados à estética. Aqui, há mulheres no mercado que fazem o trabalho em sua atuação, como dermatologistas e dentistas.
Enquanto há mulheres que preferem trabalhar no setor da moda, que costuma ter mais evidência, há aquelas que optam pelo segmento têxtil. Segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), 75% da mão de obra da indústria da moda no Brasil é feminina.
Portanto, a participação das mulheres no mercado de trabalho têxtil é massiva. Entretanto, assim como você viu em outros segmentos, a liderança feminina no setor é baixa. A estimativa é de que 15% das mulheres que atuam nele ocupem cargos de liderança.
Mas autônomas e pequenas empresárias também podem aproveitar as muitas possibilidades de trabalho na indústria têxtil. Isso porque nele é possível trabalhar como costureira e estilista, por exemplo, de forma que o começo com pouco investimento tende a ser uma opção viável.
Neste artigo, você viu como a presença das mulheres no mercado de trabalho cresceu ao longo do tempo. Além disso, você conheceu diferentes setores marcados pela forte presença feminina, indicando a valorização crescente delas no âmbito profissional.
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