Dizem que a propaganda é a alma do negócio e, de certo modo, isso é verdade. Fazer com que a sua marca chegue até as pessoas é fundamental para aumentar as vendas e cativar os clientes. Mas é possível fazer isso sem ter que desembolsar grandes quantias? A resposta é: sim, é possível!
Uma possibilidade é usar estratégias de marketing que aumentem o alcance e a visibilidade do seu empreendimento. Nesse sentido, é possível criar ações efetivas sem gastar muito — o que costuma beneficiar os pequenos negócios.
Ficou interessado? Continue a leitura para tirar as suas dúvidas e conheça 6 estratégias de marketing para impulsionar a sua pequena empresa, com baixo custo!
Antes de conhecer as melhores estratégias de marketing para a sua marca, é preciso compreender o que é marketing. Esse é o nome dado ao conjunto de atividades e estratégias que uma empresa utiliza para identificar, criar, comunicar e oferecer valor aos consumidores.
O foco é atender às necessidades e desejos deles, ao mesmo tempo que se alcança os próprios objetivos. Isso inclui entender o mercado, desenvolver produtos ou serviços, definir preços, promover e distribuir o que você tem a oferecer para o público-alvo.
Ou seja: o marketing trata de criar e manter relacionamentos lucrativos com os clientes. Desse modo, ele faz com que o nome das marcas chegue até as pessoas e as convença de usá-las.
Ao entender o que é marketing, é comum se perguntar quais são as vantagens de investir nessa área — especialmente quando se trata de uma empresa pequena. Em primeiro lugar, as estratégias ajudam a tornar a marca mais conhecida no mercado.
Dessa forma, o marketing pode atrair novos clientes e aumentar a base existente. Assim, quando bem executado, ele tem a capacidade de gerar o crescimento dos negócios, aumentando as vendas e a lucratividade.
Além disso, as estratégias permitem que pequenas empresas se comuniquem com os clientes de forma eficaz, construindo relacionamentos mais fortes. O resultado costuma ser uma maior fidelidade do público-alvo e a conquista de recomendações boca a boca.
Sabendo da importância de agir estrategicamente para conquistar o consumidor, é hora de conhecer as ações de marketing de baixo custo disponíveis. Elas podem ser usadas para melhorar os ganhos da sua empresa e fazer com que ela consiga captar novos clientes.
Confira!
O primeiro passo para uma boa estratégia de marketing de baixo custo para pequenas empresas é o investimento em uma presença online consistente. Saiba que é possível obter consistência nas ações da empresa na internet com um orçamento limitado.
Bons exemplos de estratégias digitais são:
É importante manter todas essas plataformas atualizadas com informações precisas e relevantes sobre o seu empreendimento. Dessa maneira, os clientes em potencial poderão encontrar e conhecer melhor a sua empresa.
O marketing de conteúdo envolve a criação e o compartilhamento de informações úteis, relevantes e valiosas para o seu público-alvo. Ele pode incluir blogs, vídeos, infográficos, e-books e outros tipos de materiais que educam, inspiram ou entretêm os seus clientes.
Ao fornecer valor, você pode atrair e envolver o seu público, construir autoridade no assunto que envolve o seu setor e aumentar o reconhecimento da sua marca. A longo prazo, desenvolve-se uma relação com o consumidor, que passa a confiar no que você tem a oferecer.
Estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas ou influenciadores digitais pode ampliar a sua base de clientes e aumentar a visibilidade da sua marca. Há diversas formas de adotar essas ações.
Uma delas é a criação de produtos ou a oferta de serviços conjuntos. Por exemplo, ao comprar em sua loja, o cliente ganha um cupom para gastar em outra. Medidas assim ajudam todos os envolvidos na parceria a ampliar a alcançar um público maior.
Outro meio de otimizar essa atuação conjunta é com o auxílio de influenciadores. Contar com o suporte de pessoas com visibilidade em sua região é uma estratégia muito comum e nem sempre ela exige grandes investimentos.
Prova social é o nome dado ao uso de avaliações, depoimentos, recomendações e outras formas de feedback positivo dos clientes para aumentar a confiança na sua marca. Para isso, a opinião dos consumidores pode ser solicitada pela empresa.
Depois, basta exibir os depoimentos em seu site, nas redes sociais ou em páginas como o Google Meu Negócio. A prova social ajuda a validar a qualidade do seu produto ou serviço e pode influenciar as decisões de compra dos clientes em potencial, fazendo com que novos clientes cheguem até você.
Oferecer combos ou promoções especiais costuma ser uma forma eficaz de incentivar as vendas e atrair novos clientes. Isso inclui ações, como:
Além disso, o desenvolvimento de clube de fidelidade — como o acúmulo de pontos a cada compra para que eles sejam trocados por produtos mais à frente — ajuda a desenvolver esse relacionamento entre marca e cliente.
Por fim, o famoso boca a boca é uma das estratégias mais antigas de marketing. Ele continua sendo uma das mais poderosas ferramentas para alavancar os ganhos de pequenas empresas.
Para conquistar as indicações de clientes, é preciso oferecer um excelente atendimento, produtos de qualidade e experiências memoráveis. Isso pode motivá-los a recomendar sua marca para amigos, familiares e colegas.
Ademais, você pode incentivar o boca a boca por meio de programas de indicação. Uma possibilidade é recompensar os clientes que indicarem outras pessoas para conhecer o seu negócio.
Agora, você tem em mãos 6 estratégias de marketing de baixo custo que ajudam pequenas empresas a conquistarem mais clientes e vendas. Analise quais delas podem ser implementadas em sua rotina para que os números do seu negócio comecem a crescer.
Se você acha que essas ações de marketing podem beneficiar outras pessoas, então compartilhe este conteúdo nas redes sociais ou diretamente para os seus amigos e conhecidos!
Agora podemos enviar informações importantes diretamente para o seu WhatsApp.
Podemos te adicionar?