O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais espaço. Após um longo período histórico em que o mundo dos negócios era dominado apenas por homens, as mulheres empreendedoras avançaram progressivamente e têm conquistado cada vez mais sucesso em diversas áreas de atuação, apesar dos desafios enfrentados.
O desempenho feminino tem como destaque a organização e a capacidade de liderança. Um exemplo de sucesso bastante conhecido é o de Luiza Trajano, uma das empreendedoras mais famosas do País, e grande inspiração no ambiente empresarial.
Quer saber mais? Neste conteúdo, você entenderá quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. Confira!
O empreendedorismo feminino consiste em um tipo de negócio comandado por mulheres. Esse termo não se restringe somente à abertura de uma empresa ou a atuação em algum empreendimento, por exemplo. Ele também pode incluir a presença feminina em um cargo de liderança ou na gestão de negócios.
Nesse caso, as mulheres definem as melhores decisões estratégicas para o desenvolvimento e o crescimento da companhia. Além disso, elas atuam com o objetivo de se posicionar de modo inovador no mercado, o que era feito apenas por homens.
Historicamente, a participação das mulheres no mercado de trabalho só ocorreu durante a 1ª Guerra Mundial e posteriormente crescendo até a 2ª Guerra Mundial. Como muitos homens morreram nesse período, a participação feminina em posições dominadas pelo público masculino se tornou importante.
Porém, ao longo da história, as mulheres já tinham conquistado diversos espaços e se unido para lutar em defesa de seus direitos. Durante a Revolução Francesa, por exemplo, esse movimento ganhou bastante destaque.
Com os anos, o público feminino passou a dominar o ambiente empresarial e, atualmente, conforme dados do Global Entrepreneurship Monitor, em parceria com o Sebrae, cerca de 55,5% das novas empresas criadas entre 2020 e 2022 foram abertas por mulheres.
Contudo, apesar do bom cenário do empreendedorismo no Brasil, houve uma queda da participação feminina em relação a 2019 entre as empresas estabelecidas no mercado e os empreendimentos novos. As quedas foram de 62% e 37%, respectivamente, e podem indicar o fechamento de negócios femininos.
Mesmo com o aumento do número de mulheres que decidem empreender, ainda existem muitos desafios a serem superados. Veja, abaixo, quais são os principais obstáculos!
Um dos grandes desafios enfrentados pelo empreendedorismo feminino é o preconceito baseado em estereótipos de gênero. Nesse caso, muitas mulheres são questionadas sobre a sua capacidade de gerir uma empresa ou de liderar uma equipe de funcionários.
Por consequência, há uma diminuição das oportunidades em relação aos homens, causando a falta de equidade de gênero entre os donos de negócios. Logo, o ambiente se torna pouco representativo para as mulheres desempenharem o seu trabalho.
Além do preconceito da sociedade com mulheres que exercem cargos de liderança, outro desafio comum é a dupla jornada. Isso porque, em muitos casos, elas precisam conciliar diversas tarefas da vida pessoal com a vida profissional.
Encarregar-se dos cuidados com os filhos e tarefas domésticas ao mesmo tempo que administram um negócio é uma realidade comum para diversas mulheres. Além disso, muitas delas ainda cuidam de suas carreiras, fazendo cursos de especialização e atualização.
Embora as mulheres nem sempre sejam as únicas responsáveis por essas demandas, é comum que exista uma sobrecarga psicológica e física sobre elas. Com isso, o empreendedorismo se torna mais desafiador.
Em muitos casos, as mulheres empreendedoras sofrem com a falta de incentivo da própria família e dos amigos. Uma das consequências disso é o abalo na autoconfiança, o que pode prejudicar o andamento do negócio.
Por exemplo, a insegurança e o medo podem dificultar a tomada de decisões gerenciais por parte das mulheres. Com isso, o sucesso da empresa pode ficar comprometido.
O empreendedorismo feminino pode ser dividido em diferentes categorias, além do papel da liderança que muitas mulheres desempenham nas empresas. Confira alguns exemplos:
No Brasil, existem muitas mulheres empreendedoras que se destacam no mundo dos negócios. Veja quais são algumas delas e se inspire!
Luiza Trajano começou a trabalhar em 1960, aos 12 anos, em uma loja dos seus tios e, em 1991, conquistou o cargo de CEO do Magazine Luiza. Desde então, a empreendedora investiu no desenvolvimento do negócio, tornando a empresa uma das redes de varejo mais famosas do País.
Heloísa Helena, também conhecida como Zica, trabalhou como babá e teve nos cabelos cacheados a inspiração que mudou a sua vida. Com o objetivo de criar produtos voltados para fios crespos, ela fez um curso de cabeleireira e usava o espaço para testar produtos.
Ao perceber a falta de produtos de qualidade, Zica se uniu com mais 3 amigas e criou o Instituto Beleza Natural, salão especializado em cabelos crespos. Em 2023, existiam mais de 40 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Após ficar desempregada, Maria José de Lima Freitas, que era faxineira, decidiu vender doces para ter uma renda. O seu primeiro doce de amendoim gerou R$ 20,00 em 1999 e, depois, o negócio se expandiu. Em 2023, a empresa Mazé Doces já produzia mais de 100 toneladas de doces e passou a obter um faturamento médio de R$ 1 milhão.
Esses são apenas alguns exemplos de mulheres empreendedoras, então vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e conferir outras inspirações.
Neste conteúdo, você conheceu os maiores desafios do empreendedorismo feminino e um pouco de como ocorreu a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Ao se inspirar na história de grandes mulheres empreendedoras, é possível ter coragem para investir nesse negócio e também obter sucesso.
Segue abaixo e-book exclusivo destinado as empreendedoras sobre mulheres, microcrédito e empreendedorismo. Esperamos que esta seja uma leitura proveitosa e traga importantes informações para o seu crescimento, cara empreendedora. Boa leitura!
Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e inspire outras pessoas!
Agora podemos enviar informações importantes diretamente para o seu WhatsApp.
Podemos te adicionar?