Mais que uma rede social de comunicação, o WhatsApp se tornou uma ferramenta comercial poderosa para impulsionar as vendas de empreendedores. Segundo uma pesquisa do eMarketer, o Brasil ocupa o segundo lugar com volume de usuários desse canal, com 99 milhões de pessoas ativas mensalmente.
Assim, quem deseja alavancar as vendas e conquistar novos clientes precisa saber como vender pelo WhatsApp. Uma das vantagens de optar por essa ferramenta é a possibilidade de oferecer um processo de compra rápido e disponibilizar informações completas e atualizadas sobre o produto ou serviço.
Quer saber mais sobre essa estratégia e entender como aplicá-la em seu negócio? Neste conteúdo, você conhecerá 7 dicas de como vender no WhatsApp. Confira!
O WhatsApp Business é uma ferramenta diferente da versão tradicional. Voltado para empresas de diferentes portes, esse aplicativo apresenta diversas funcionalidades úteis para os empreendedores que desejam alavancar as vendas.
Por meio desse app, o empreendedor consegue acessar informações importantes. As principais delas são:
Também é possível utilizar a análise de métricas. Esses dados são essenciais para identificar as estratégias de vendas que funcionaram e quais devem ser melhoradas, por exemplo. Com os dados fornecidos, é possível tomar a melhor decisão para o negócio.
Por fim, essa ferramenta possibilita que você configure mensagens automáticas e envie para cada cliente, dependendo da sua jornada de compra. Portanto, se você quiser aumentar as vendas pelo WhatsApp Business, vale a pena aproveitar as vantagens dessa ferramenta.
Ainda sobre o WhatsApp Business, a ferramenta oferece uma função interessante: o catálogo de produtos. Com essa opção, é possível exibir aos clientes os itens ou serviços disponibilizados por sua empresa.
Nesse caso, você pode colocar o nome, uma descrição, fotos e um link que direciona para a página de vendas do produto ou serviço, por exemplo. O empreendedor consegue cadastrar cerca de 500 itens e inserir até 10 fotos de cada um.
Logo, essa é uma maneira simples de o consumidor encontrar informações completas sobre os produtos à venda. Ao optar por utilizar essa ferramenta, lembre-se de manter o catálogo sempre atualizado.
Outra maneira de saber como vender pelo WhatsApp é utilizar as respostas automáticas. Isso porque, se o seu negócio conta com muitos clientes, fica difícil personalizar as respostas para cada um, certo?
Apostar na automatização das respostas pode facilitar a comunicação com os consumidores. Além disso, esse recurso permite que você agilize o processo de vendas pelo WhatsApp, pois o empreendedor não perde muito tempo respondendo um cliente por vez.
Elabore uma mensagem de saudação inicial para mencionar o seu empreendimento e os produtos ou serviços oferecidos, por exemplo. Também é necessário informar o horário de funcionamento da loja, endereço, meios de pagamento, entre outros dados relevantes.
Essa estratégia ajuda a empresa a oferecer um atendimento eficiente e a tornar o dia a dia comercial mais produtivo.
Para ter sucesso vendendo pelo WhatsApp, assim como em outros canais, é preciso considerar o funil de vendas. Ele consiste em um modelo que apresenta a jornada do consumidor, desde o primeiro contato dele com a marca até o fechamento das vendas.
Um cliente que está apenas avaliando os produtos ou serviços disponíveis em seu catálogo, por exemplo, costuma ter necessidades e dúvidas diferentes daquele que já realizou alguma compra. Por essa razão, a abordagem precisa ser distinta, dependendo do estágio em que ele se encontra.
Se o consumidor estiver decidido a adquirir um item, é necessário utilizar estratégias de fundo de funil. Caso ele esteja com dúvidas sobre um produto, você deve usar estratégias de topo ou meio de funil para conduzi-lo no processo de compra.
Para realizar essa organização, aposte no recurso de etiquetas do WhatsApp, que possibilita a separação de cada cliente por categorias. Após isso, crie listas de transmissão variadas com argumentos de vendas, conteúdos e ofertas específicas para cada etapa do funil.
O status do WhatsApp também é um recurso que pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Essa opção é bem parecida com a funcionalidade dos Stories do Instagram e do Facebook. Isso porque ele fica disponível por 24 horas, podendo ser utilizado para criar um senso de urgência nos clientes.
Além disso, você pode usá-lo para criar conteúdos sem se preocupar em enviar mensagens diretas para um consumidor específico. Uma dica é postar algumas promoções no status ou produtos e serviços novos.
Caso a mensagem interesse o cliente, ele provavelmente entrará em contato com o seu empreendimento. Portanto, é interessante usar essa ferramenta para impulsionar as vendas.
Como você viu, as mensagens automáticas podem facilitar o atendimento aos clientes. No entanto, é essencial que você tenha cuidado para não realizar uma comunicação que seja apenas robotizada.
Em vez disso, crie uma conexão com os consumidores, oferecendo um atendimento de qualidade. Para tanto, pode ser o caso de ter uma equipe própria para atender os clientes de forma ágil e personalizada, além de responder às dúvidas e guiá-los no processo de compra.
Lembre-se de que um atendimento ruim ou insatisfatório prejudica o negócio, já que o consumidor pode migrar para um concorrente. Se isso acontecer, a empresa tende a enfrentar uma queda nas vendas e a diminuição do seu lucro.
Para aumentar as vendas no WhatsApp, também é importante considerar algumas estratégias. Nessa situação, você deve pensar quais são as melhores técnicas para apresentar os serviços ou produtos. Uma dica é fazer uma pergunta ao finalizar as mensagens, para incentivar a resposta do usuário.
Outra boa opção é utilizar gatilhos mentais para estimular as vendas. Por exemplo, ao oferecer descontos ou bônus aos clientes, você está recorrendo ao gatilho da reciprocidade, que é a técnica de oferecer algo para o cliente para despertar inconscientemente nele a necessidade de retribuir, comprando um produto ou serviço.
Agora você já conhece as 7 dicas de como vender pelo WhatsApp. Então lembre-se de utilizá-las e de aproveitar todos os recursos oferecidos por essa ferramenta para ampliar os resultados. Com isso, é possível profissionalizar ainda mais o seu negócio e otimizar sua performance.
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