Muitas pessoas têm o sonho de abrir o próprio negócio para garantir o seu sustento e realizar diversos objetivos financeiros. Porém, nem toda a empresa traz os resultados esperados, e isso pode ser sinal de que o empreendedor não soube como precificar um produto ou serviço oferecido.
Ainda que, a princípio, essa tarefa possa parecer simples, o erro na precificação dos seus produtos pode ser o diferencial para se ter lucros ou prejuízos. Portanto, é fundamental que você saiba como fazer esse cálculo para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.
Ficou interessado nesse assunto? Então aproveite o conteúdo para aprender como precificar um produto e veja dicas para fazer o cálculo e ter lucro.
Boa leitura!
A precificação é a ação de dar preço a um objeto, serviço ou atividade. No universo empresarial, ela é usada para definir o preço dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Saber como definir preços no seu negócio é essencial para manter o seu equilíbrio financeiro e ter lucro. Um produto ou serviço não pode ser caro demais a ponto de não ser atrativo para o consumidor, nem muito barato a ponto de não ser lucrativo.
A ideia é que o preço deve satisfazer o consumidor, enquanto supre os custos de operação e oferece uma boa lucratividade. Além disso, é necessário que seja deixada uma margem para conceder descontos, permitindo que seu negócio se torne mais competitivo.
Após aprender o conceito de precificação, talvez você queira saber qual é a sua efetiva importância em um negócio. Normalmente, quem abre uma empresa visa ter lucros ao explorar uma determinada atividade.
No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, o empresário precisa agir de modo estratégico para conseguir atingir esse objetivo. Afinal, de nada adiantará ter uma empresa que não gera receitas o bastante para se manter funcionando ou que resulte em prejuízos.
Na prática, o preço costuma ser um dos critérios mais usados pelos consumidores no momento de escolher entre duas empresas. Contudo, isso não significa que você deve ter o preço mais barato do mercado. O ideal é considerar o custo-benefício.
Nesse cenário, uma precificação equivocada poderá fazer com que a empresa não seja lucrativa e se veja diante de problemas financeiros, inviabilizando a sua continuidade. Logo, precificar corretamente os produtos e serviços pode ser o diferencial para a sobrevivência do negócio no mercado.
Sabendo que a precificação pode ser determinante para a saúde financeira de um negócio, chegou o momento de aprender como precificar corretamente um produto.
Veja as principais dicas!
Um dos passos iniciais para fazer a precificação é conhecer todos os custos e despesas envolvidas na produção do produto. Isso consiste em registrar os gastos com a compra da matéria-prima, pagamento de fornecedores, contas de consumo, logística etc.
Sem ter a noção sobre esses custos, haverá grandes chances de você fazer uma precificação incorreta e ter problemas no orçamento. Em contrapartida, ao analisá-los com cautela, fica mais fácil saber a base do preço e o fator de lucro que pode ser adicionado.
Além de entender e considerar os custos envolvidos, é importante que você faça uma pesquisa para descobrir os preços dos seus concorrentes. Como você aprendeu, muitos consumidores usam o preço como fator relevante para a tomada de decisão de compra.
A premissa por trás desse critério não é copiar o preço da concorrência, mas saber a média cobrada no mercado. Com isso, é possível visualizar a margem de lucro que poderá ser trabalhada para que o negócio se mantenha lucrativo e atrativo para o consumidor.
Outro ponto relevante para a precificação é a definição de um valor agregado. Aqui, vale dizer que é comum as pessoas acharem que preço e valor são sinônimos. Porém, o preço diz respeito à quantia financeira exigida para o pagamento de um produto ou serviço. Quanto ao valor, corresponde à maneira como as pessoas enxergam o produto ou serviço, bem como os benefícios que ele traz. Se você não incluir um valor agregado no momento de fazer a precificação, é possível que o seu produto seja tido como de baixa qualidade, mesmo não sendo.
Por exemplo, considerando as tecnologias disponíveis atualmente, não há grandes diferenças funcionais entre um iPhone de outros smartphones de primeira linha. Porém, o valor agregado ao iPhone o torna um produto exclusivo e diferenciado, fazendo com que ele seja mais desejado.
Existem diferentes métodos para calcular o preço de um produto. Cada um deles possui uma fórmula específica e pode chegar a resultados distintos. Entre eles, estão:
Calcular a margem de contribuição permite avaliar o percentual de ganho da empresa. Isso porque o cálculo revela se o negócio está saudável financeiramente ou não. Caso o parâmetro seja menor que os custos e despesas variáveis, a empresa estará perdendo dinheiro ao vender o produto.
A sua fórmula é:
Margem de contribuição = preço de venda – (custos variáveis + despesas variáveis)
Imagine que um produto tenha o preço unitário de venda de R$ 30,00 e o montante de custos e despesas variáveis envolvidas na sua produção e venda esteja em R$ 10,00. Aplicando-se a fórmula, o resultado obtido será de R$ 20,00, ou seja, há lucro na operação.
O modelo markup visa encontrar um percentual que possibilite cobrir os gastos e oferecer o fator de lucro desejado. O ideal é utilizar os custos envolvidos e o lucro pretendido com o item para eliminar a possibilidade de se deparar com um saldo negativo e errar na precificação.
A fórmula fica:
Markup = 100 / [100 – (despesas fixas + despesas variáveis + lucro pretendido)]
Ao identificar o percentual do markup, basta multiplicá-lo pelo custo de produção para saber o preço final do produto.
Por exemplo, suponha que a soma das despesas fixas, variáveis e o fator de lucro fique em R$ 40,00. Ao aplicar a fórmula, o resultado do markup será 1,67. Caso o custo de produção seja R$ 30,00, o preço final do produto ficará em R$ 50,00 (R$ 30,00 x 1,67).
Agora que você sabe como precificar um produto ou serviço, é preciso escolher qual maneira melhor atende às suas necessidades e as do seu negócio. Com isso, é possível aprimorar os resultados da sua empresa para que ela prospere no mercado.
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