Você sabe o que determina a construção de marcas fortes? Conheça 6 dicas úteis que podem ser implementadas em pequenos negócios!
Construir uma marca forte é um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento. Mais do que ser um nome ou um logotipo atraente, ela tem o poder de cativar o público, transmitir confiança e gerar conexões duradouras com os clientes.
Para os empreendedores, investir na construção de marcas — ou branding — é uma estratégia essencial para se destacar em um mercado competitivo. Afinal, ter uma identidade consistente e bem definida diferencia o seu negócio, atrai o público-alvo ideal e impulsiona o crescimento sustentável do empreendimento.
Neste post, você descobrirá 6 dicas práticas e eficazes para construir uma marca memorável. Continue lendo e aprenda como destacar o seu negócio por meio do branding!
O primeiro passo para a construção de uma marca forte é determinar quais são os valores e a identidade dela. Assim como uma pessoa tem uma personalidade e princípios, a marca também deve ter esses atributos.
É essa parte dela que se conectará com o público e gerará autenticidade e integridade em cada decisão. Portanto, quando a marca não tem identidade e valores bem definidos, ela pode soar inconsistente ou contraditória — o que é arriscado para a sua sobrevivência, certo?
Para definir uma identidade, pense no que é importante para o negócio. Entenda o impacto que ele quer provocar na vida das pessoas, a contribuição a ser gerada no ecossistema e a emoção a ser despertada. Em conjunto, esses fatores devem entregar uma proposta única de valor para o público.
Depois de criar uma personalidade para a marca, você precisa traduzir essas intenções de forma visual. As pessoas devem ser remetidas à identidade do negócio no mesmo instante em que enxergam o seu logotipo, como acontece com a Coca-Cola e a Netflix.
A identidade visual é composta por uma série de elementos, como tipografia e paleta de cores. Pode ser interessante contar com quem entende do assunto para definir a melhor proposta. Não se esqueça de que a imagem estará presente tanto nos espaços físicos quanto nos digitais.
Porém, para ter uma identidade visual marcante, nem sempre você precisa ter uma abordagem muito elaborada. Em muitos casos, quanto mais simples e impactante for a comunicação, melhor.
Tome como exemplo os produtos da Apple. Eles nem sequer levam o nome da marca, mas são fáceis de identificar.
O jeito de se comunicar da marca também conta muito. Portanto, é preciso pensar em uma voz que seja consistente com a proposta do negócio e, ao mesmo tempo, se conecte com o público de forma efetiva. Seja de maneira mais formal ou até mesmo lúdica, dependendo do nicho, vale ser autêntico.
Enquanto alguns ramos requerem formalidade para transmitir confiança, outros podem explorar uma abordagem mais jovial e descolada. Encontrar o tom de voz ideal para o seu público-alvo fará uma grande diferença na hora de se conectar, despertar emoções e humanizar a marca.
Um bom exemplo é a maneira como a Dove se comunica principalmente com o público feminino, gerando proximidade e identificação. O mesmo vale para marcas como Nike, Adidas e outras do segmento esportivo.
O marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias mais relevantes para quem quer destacar a sua marca. Inclusive, ele não é mais considerado um diferencial, e sim um requisito para quem quer construir autoridade e credibilidade em torno do negócio.
Assim, tenha um planejamento de conteúdo que agregue valor ao seu público e, mais do que isso, que o ajude a resolver questões pontuais. Lembre-se de que o melhor conteúdo é aquele que mostra para o cliente que você domina o que faz e está disponível para ajudar.
Para isso, integre estratégias em diferentes canais, tanto pelo site e blog oficiais da empresa quanto pelas redes sociais. Invista também em canais diretos de comunicação, como newsletters, listas de transmissão e até close friends — stories direcionados do Instagram —, compartilhando insights e dicas.
A qualidade dos produtos e serviços é outro fator que gera um impacto significativo na percepção de valor do cliente sobre a marca. Não adianta investir em um branding excelente se a sua entrega não condiz com o mesmo nível de qualidade.
Embora as estratégias associadas à imagem da marca ajudem a comunicar um posicionamento mais confiável, são os seus produtos e serviços que comprovam a segurança. Inclusive, esses fatores são determinantes em relação à fidelização dos clientes e a recomendação da empresa.
Para manter altos padrões de qualidade em todos os aspectos do negócio, é preciso ter um alinhamento com os valores da sua marca, como você viu. Aqui, essas premissas farão toda diferença ao priorizar o cliente, os processos e a qualidade no dia a dia do empreendimento.
Uma marca que sempre entrega mais do mesmo acaba se misturando facilmente em meio à concorrência. É por esse motivo que os negócios devem focar em aspectos que atribuem mais autenticidade e valor aos seus produtos, serviços e comunicação.
Conseguir se diferenciar em um nicho competitivo não é uma tarefa fácil. Além disso, em muitos casos, ela apresenta riscos, uma vez que o mercado está saturado de pequenos negócios que se mantêm em zonas seguras e repetitivas de atuação.
Embora poucas marcas tenham coragem para se posicionar e se comunicar de forma original, você pode se beneficiar da abordagem. Ela é ainda mais valiosa quando os negócios precisam lidar com assuntos delicados, como retratações ou problemas, em geral.
Como você deve ter percebido, a construção de marcas não é tão simples e não segue uma receita específica. Diante disso, é importante alinhar constantemente as estratégias ao público-alvo e aos objetivos do seu negócio. Mas seguindo as dicas que você conferiu, essa missão se torna mais acessível.
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