Não é raro encontrar empreendedores que abrem um pequeno negócio sem saber o que é faturamento. Contudo, esse conhecimento é importante para que seja feita uma boa gestão financeira da empresa e as suas chances de prosperar aumentem.
Afinal, por meio do faturamento, é possível observar a saúde financeira e a capacidade de a companhia gerar lucros, identificar problemas que estejam atrapalhando o orçamento etc. Assim, você poderá adotar as medidas e mudanças pertinentes para conseguir atingir os seus objetivos.
Se você se interessou por esse assunto, confira neste artigo o que é faturamento, como é feito o seu cálculo e confira as formas de aumentá-lo.
Vamos lá?
Em termos financeiros, o faturamento é um indicador financeiro usado por empresas para medir todas as receitas arrecadadas em um determinado período. Ou seja, ele diz respeito ao dinheiro obtido por um empreendimento no exercício de sua atividade empresarial.
É válido dizer que o seu cálculo engloba todas as arrecadações da companhia, mesmo que elas ainda não tenham sido disponibilizadas no caixa. Isso contempla o total que a empresa tem direito a receber a partir da prestação de serviços e com a venda de produtos.
Acompanhar o faturamento é fundamental para a gestão financeira da organização. Isso porque ele é usado como base de cálculo dos impostos devidos. Ademais, ele pode mostrar qual parcela do caixa da empresa pode ser usada para custear operações, investir, expandir o negócio etc.
Depois de aprender o significado de faturamento, é pertinente verificar os principais tipos existentes. Além de poder classificá-lo com base no período de apuração (mensal, trimestral e anual), esse indicador poderá ser dividido em dois tipos: faturamento bruto e faturamento líquido.
O faturamento bruto corresponde à somatória de todos os valores obtidos a partir das vendas dos produtos ou serviços da empresa durante o período analisado. Isto é, ele representa o máximo dos resultados obtidos naquele prazo.
Já o faturamento líquido refere-se aos montantes recebidos com o desconto dos tributos e despesas envolvidas nas operações. Também são descontadas as vendas canceladas, devolvidas e as devoluções feitas a partir do cancelamento de compra com cartão de crédito (chargeback).
Nesse sentido, o faturamento líquido traz uma visão mais realista dos ganhos da companhia ao empreendedor. Dessa maneira, ele poderá avaliar o desempenho da empresa e se é necessário fazer algum ajuste para que a organização fique mais próxima de atingir os seus planos e metas financeiras.
Sabendo da existência de dois principais tipos de faturamento, talvez você tenha dúvidas sobre como deve ser feito o cálculo de cada um deles. Confira:
O cálculo do faturamento bruto (FB) é consideravelmente simples. Ele é feito a partir da multiplicação do número total de itens ou serviços pelo preço de cada um deles no período escolhido. A sua fórmula é esta:
FB = preço de cada venda ou serviço prestado x número de vendas ou prestação de serviços
Por exemplo, se uma creche atende 60 crianças e cobra uma mensalidade de R$ 480,00, o seu faturamento bruto mensal será de R$ 28.800,00 (480 x 60). Caso a instituição preste outros tipos de atividades ou também venda produtos, eles também deverão ser adicionados no cálculo.
Como você aprendeu, no cálculo do faturamento líquido são descontados do faturamento bruto os tributos e as despesas com as atividades no período. Suponha que a creche do exemplo anterior se enquadre como microempresa (ME) e tenha uma tributação que fique em torno de 9%.
Considerando o faturamento bruto mensal de R$ 28.800,00, o recolhimento de imposto de R$ 2.592,00 (9%) e que os gastos com materiais e funcionários tenha ficado em R$ 6.500,00, basta fazer a subtração. Nesse caso, o faturamento líquido mensal ficaria em R$ 19.708,00 (28.800 – 2.592 – 6.500).
Agora que você já sabe calcular o faturamento do seu negócio, chegou o momento de aprender como aumentá-lo.
Confira algumas dicas abaixo!
Saber precificar corretamente o seu produto ou serviço é uma das maneiras mais simples de aumentar o seu faturamento. Há pessoas que têm dificuldades em precificar um produto ou serviço e acabam se embasando no preço mínimo encontrado no mercado.
Porém, a precificação deve considerar todos os custos envolvidos na produção do item ou na prestação do serviço. Além disso, é importante adicionar um fator de lucro ao preço do produto para valer a pena a manutenção da sua produção ou fornecimento.
Se o seu produto já está devidamente precificado e o seu faturamento não aumentou, será o momento de investir em estratégias de marketing. Nesse contexto, vale abordar novas técnicas de captação de clientes, atender outras regiões, fechar parcerias com novas empresas, entre outras possibilidades.
Tenha em mente que nem sempre isso envolve altos custos. Por exemplo, o marketing digital é uma alternativa mais acessível e com grande nível de prospecção. Afinal, o seu produto ou serviço estará presente na internet e poderá ser acessado por pessoas de diferentes regiões.
Outro mecanismo que pode contribuir para elevar o seu faturamento é melhorar o seu processo de vendas. Por exemplo, aumentar o número de formas e condições de pagamento pode ser um diferencial para o seu negócio.
Empresas que não oferecem a possibilidade de pagamento com boleto bancário, cartão de crédito, QRcode, Pix e outros, tendem a restringir o seu público. Vale dizer que ter diversas opções de pagamento disponíveis pode ajudar a fechar negócios e garantir mais vendas.
Como você viu, é interessante adicionar um fator de lucro no momento de precificar um produto ou serviço. Se você não estiver satisfeito com o faturamento obtido, poderá aumentar a margem de ganhos para atender às suas necessidades.
Antes de tomar uma decisão, não deixe de estudar o mercado. Isso envolve avaliar o preço da concorrência e a aceitação dos consumidores, por exemplo. Desse modo, a ação não gera o efeito oposto, diminuindo as suas vendas e, consequentemente, o seu faturamento.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é o faturamento e como é feito o cálculo desse indicador. Também viu como o seu acompanhamento pode contribuir para melhorar a gestão do seu negócio, além de dicas para aumentá-lo. Então não deixe de adotá-las, caso entenda que elas fazem sentido para a sua empresa.
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