A gestão de equipe demanda atenção, paciência e resiliência. Afinal, fazer com que diversas pessoas trabalhem em harmonia e com produtividade pode não ser uma tarefa fácil. Contudo, esse gerenciamento tem papel fundamental no desempenho da empresa.
Por essa razão, você deve entender o que é a gestão de pessoas e como lidar com os desafios que o trabalho em conjunto pode gerar. Assim, é possível aproveitar os benefícios de aplicar essa ferramenta no seu negócio.
Quer entender como a gestão de equipe pode melhorar a performance da sua empresa? Continue a leitura e confira!
A gestão de equipe é um conjunto de práticas cujo objetivo é melhorar a integração entre os colaboradores que desempenham suas funções juntos. Ela permite otimizar a performance do grupo e, consequentemente, do negócio.
Para isso, é necessário existir a figura de um líder, que tem como papel unir a equipe em prol do objetivo em comum. Assim, ele fortalece os valores e a missão da empresa, além de reforçar a cultura organizacional.
Quando se fala em gestão de equipes, é comum haver confusão entre essa tarefa e a gestão de pessoas. Mas os termos representam conceitos diferentes, ainda que tenham semelhanças. Portanto, é necessário saber diferenciá-los.
Na prática, a gestão de equipe tem como foco o coletivo, aprimorando o trabalho em conjunto. Já a gestão de pessoas atua individualmente, mostrando a cada colaborador o seu papel e relevância na empresa.
Ao entender o que é gestão de equipe, você pode querer saber a importância dessa ferramenta para o negócio, especialmente para pequenas empresas. É comum a ideia de que organizações menores não precisam de gerenciamento de equipe.
Porém, esse ponto de vista está equivocado. Isso porque, independentemente do porte da empresa, é preciso ter harmonia entre os colaboradores para que eles conquistem bons resultados no trabalho em equipe.
Caso contrário, os atritos, as relações conflituosas e os desentendimentos podem afetar diretamente o desempenho obtido e, consequentemente, os resultados dos projetos.
Além disso, desenvolver uma boa gestão de equipe ajuda a reter os talentos da empresa. Afinal, com um local agradável para se trabalhar, os colaboradores tendem a se manter engajados e querer continuar na empresa no longo prazo.
Entendendo a relevância que a gestão de equipe pode ter na sua empresa, é válido conhecer as vantagens dessa ferramenta.
Confira os benefícios da gestão de equipe!
Um dos maiores desafios dos líderes é alinhar todas as ideias dos colaboradores. Isso porque cada funcionário tem pensamentos diferentes sobre os projetos. Nesse momento, ter uma gestão de equipe ajuda a entrosar as pessoas e evitar problemas por conflitos de ideias.
A gestão de equipe possibilita ter métricas mais eficazes para calcular o desempenho dos grupos, pois você terá ferramentas para acompanhar os resultados. Consequentemente, fica mais fácil destacar os pontos positivos e as melhorias que podem ser feitas no trabalho em conjunto.
A comunicação entre gestores e colaboradores é fundamental para que o trabalho seja realizado com bons resultados. Caso contrário, a atividade está sujeita a equívocos causados por falhas na comunicação.
Com a gestão de equipe, você pode padronizar a comunicação para que ela seja efetiva, principalmente quando realizada pelo líder. Esse cuidado ajuda a evitar problemas que geram retrabalho e reduzem a produtividade.
Se você pretende fazer gestão de equipe em sua pequena empresa, precisa saber implementar esse processo no seu negócio.
Na sequência, entenda como gerir a sua equipe!
Não é incomum encontrar colaboradores que não sabem a missão da empresa e nem os outros critérios que fazem com que a organização tenha um propósito. Contudo, isso faz com que o engajamento dos funcionários seja comprometido e, muitas vezes, se torne insatisfatório.
Em contrapartida, entender os conceitos de missão, visão e valores da empresa ajuda o colaborador a ter um guia para desempenhar suas atividades e se engajar com o propósito da organização. Portanto, é essencial esclarecer esses conceitos na gestão de equipe.
Como você viu, uma boa comunicação do líder previne problemas no alinhamento das atividades. Mas não é apenas nesse sentido que ela tem a sua importância. Os colaboradores também precisam se entender para que o relacionamento entre eles seja fluido e promova a criatividade.
Por essa razão, não deixe de estimular uma relação amigável entre os colaboradores, fazendo com que se sintam à vontade para expressar suas ideias. Uma boa gestão de equipes depende, em grande parte, da interação entre as pessoas.
Em uma equipe, existem pessoas com diversas habilidades — e um líder deve estar a par delas para extrair o melhor de cada colaborador. Dessa maneira, é possível delegar as atividades para os funcionários com maior capacidade para cada tarefa, melhorando o trabalho em equipe.
Os feedbacks são fundamentais para o crescimento profissional do colaborador e da equipe. Isso porque eles podem destacar pontos de melhoria a serem trabalhados. Além disso, o feedback pode servir como incentivo, caso o funcionário tenha bons resultados em suas atividades.
Por esse motivo, vale a pena implementar a cultura do feedback na organização, independentemente do resultado da equipe. No entanto, é preciso tomar cuidado com as palavras utilizadas e o modo de se expressar, pois a intenção é ajudar a desenvolver os colaboradores, e não os constranger.
Neste artigo, você entendeu como a gestão de equipe é importante, mesmo para pequenos negócios. Agora, basta seguir as nossas dicas para aplicar esse método em sua empresa e ter mais sucesso com os times.
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