Notícias

  • Finsol alcança marca de 500 mil operações de microcrédito

    20/11/2014


Terceira maior operadora de microcrédito do País, a Finsol, sediada no Recife, acaba de atingir a marca de 500 mil operações de microcrédito produtivo orientado realizadas desde a sua criação, em 2007. Ao longo desse período, foram atendidos 180 mil clientes e liberados R$ 780 milhões em crédito para financiar o crescimento de pequenos negócios pertencentes a microempresários de baixa renda em todo o Nordeste.

A empresa aposta no potencial de crescimento do mercado em 2013. A expectativa é aumentar a carteira de clientes em 64%, oferecendo produtos personalizados e desenhados especialmente para os clientes das classes C, D e E, público-alvo do microcrédito produtivo orientado. Um exemplo é o microsseguro de vida, desenvolvido em parceria com a Mongeral, uma das maiores seguradoras do País. Em apenas quatro meses, a Finsol comercializou 19.800 apólices do microsseguro, 10% acima da meta traçada.

“Com uma renda maior, essa parcela da população já está demandando e consumindo novos produtos financeiros”, observa Marcello Pinto, diretor-geral da Finsol. Segundo ele, a estratégia da empresa esse ano será tentar entender melhor esse cliente, oferecendo soluções personalizadas. A oferta de microcrédito, por exemplo, poderá ser adaptada ao perfil e às necessidades do cliente, ajustando variáveis como o prazo de pagamento. “Também estamos estudando o lançamento de novos produtos, como a previdência privada, além da ampliação da oferta de microsseguros, que já teve uma boa receptividade entre nosso público-alvo”, adianta.

Perfil - A Finsol é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua captando recursos de grandes financeiras, bancos ou fundos de fomento, administrando e emprestando esses valores a microempresários de baixa renda. Está presente em 400 Cidades de cinco estados do Nordeste — Pernambuco, Ceará, Alagoas, Piauí e Maranhão — e tem hoje uma carteira composta por 57 mil clientes.

O microcrédito, com empréstimos a partir de R$ 300,00, é concedido a microempresários que tenham uma atividade produtiva há no mínimo seis meses. Quem avaliza o empréstimo é um Grupo Solidário, formado por outras pessoas da comunidade, também com negócio próprio. Cada pessoa do grupo se responsabiliza solidariamente pelos empréstimos dos demais integrantes.

De acordo com Marcello Pinto, esse é um mercado que ainda tem muito a crescer. “Estima-se que 13 milhões de microempresários de baixa renda, hoje, no Brasil, ainda não tenham acesso a crédito”, assinala. São pessoas das classes C, D e E, que possuem pequenos negócios em sua comunidade, como mercearias e salões de beleza, mas não têm garantias suficientes para conseguir crédito bancário convencional.




Sede Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4775, 10º andar, Empresarial Thomas Edson, Boa Vista, Recife-PE. CEP: 50070-160 CNPJ: 18.810.553/0001-75
Fone: (81) 3037.8888
Veja todas as unidades da Finsol.
Dúvidas? Ligue para a nossa central.
0800-608-8800